Automotivo e Autopeças


O Rio Grande do Sul tem como meta consolidar sua indústria automotiva como um player global de veículos e componentes. O Estado conta com ambiente favorável para a instalação de novas indústrias nesse setor, que representa importante parcela da produção industrial e conta com fornecedores de matéria-prima, mão de obra qualificada e expertise institucional. As cadeias de suprimento para setor automotivo -metalomecânico, plástico, borracha e eletroeletrônico; se concentram nas regiões da Serra e Metropolitana.

Grande parte dessas empresas se organizam institucionalmente no Arranjo Produtivo Local (APL) Metalomecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, que, por meio de apoio do Governo do Estado, busca promover a consolidação das empresas metalomecânicas e automotivas da região, através da qualidade dos serviços e produtos próprios e de seus parceiros, para viabilizar o desenvolvimento empresarial e a inovação tecnológica.

A indústria de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias¹ encontra-se presente em 107 municípios do Estado. Em 2021, o RS apresentava 654 estabelecimentos, os quais empregavam 39.519 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul, São Marcos, Porto Alegre, Gravataí, Canoas, Erechim, Novo Hamburgo e Cachoeirinha concentram 50% dos estabelecimentos desse segmento. Caxias do Sul, Gravataí, Porto Alegre, Erechim, São Marcos, concentram 81% dos empregos².

A fábrica da General Motors (GM), em Gravataí, é considerada a maior e mais produtiva planta da empresa no Hemisfério Sul, e já atingiu a marca de 4,5 milhões de unidades produzidas (2023). O Estado conta também com montadoras de ônibus (Marcopolo e Neobus), caminhões (Agrale), máquinas agrícolas (AGCO, John Deere) e implementos rodoviários (Guerra e Randon), que impulsionaram a criação de indústria de suporte e cadeia de suprimento variadas, além de uma ampla base de empresas de autopeças.

O Estado tem posição geoestratégica privilegiada, que proporciona fácil acesso a importantes mercados automotivos no Brasil e na América Latina, como São Paulo e Buenos Aires. Oferece ainda uma saída marítima por meio do Porto de Rio Grande, que possibilita a exportação dos produtos fabricados e a importação de matérias-primas e equipamentos. Desde a conclusão do Acordo Facilitação Comercial (FTA) entre Brasil e Chile (2018), o RS se configurou como importante plataforma de exportação de produtos automotivos para aquele mercado. Em 2022, o setor respondeu pelos três principais produtos gaúchos exportados para o mercado chileno:  Carroçarias para veículos automóveis (U$ 101 milhões), Automóveis de passageiros (U$ 49 milhões) e Reboques e semi-reboques (U$ 47 milhões), além de tratores (U$ 17 milhões) e veículos automóveis para o transporte de dez pessoas ou mais passageiros (U$ 14 milhões).

Conteúdos relacionados