Mão de obra qualificada


O Rio Grande do Sul tem um elavado nível de educação e é líder em inovação. 

O Estado conta com universidades públicas e privadas que estão entre as 5 melhores universidades do país. Além de inúmeras universidades comunitárias e escolas técnicas espalhadas pelo Estado.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é a terceira melhor do Brasil e a primeira entre as universidades federais. (fonte Times Higher Education).

Ainda o Rio Grande do Sul possui 2 Universidades entre as 5 melhores privadas. A  Unisinos, considerada a segunda melhor universidade privada do Brasi e a Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) ranqueada como a quinta melhor. (fonte Guia da Faculdade - iniciativa Jornal Folha de SP e Quero Educação).

 MÃO DE OBRA QUALIFICADA

  • Universidades públicas e privadas classificadas entre as cinco  melhores do Brasil, além de uma grande variedade de  faculdades e escolas técnicas
  • Mão-de-obra qualificada na indústria de semicondutores - pelo menos quatro centros de formação funcionando em  universidades. Três empresas internacionais do setor  instaladas em nosso Estado (HT Micron, Impinj, Ensilica).

 HUBS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

27 Polos de Inovação Tecnológica;
15 Parques Tecnológicos, com grandes multinacionais já instaladas (HP, Dell, Microsoft, Hana Micron e SAP).
Os 2 melhores parques tecnológicos do Brasil estão no RS, com um crescimento de mais de 70% do número de Startups  gaúchas em 2022.
80 Agritechs em 2023
Governo Digital: 93% dos serviços ofertados a população  estão digitalizados.

 

Conteúdos relacionados