Qualidade de vida


Conhecido pela qualidade de vida, o Estado do Rio Grande do sul tem apresentado sistematicamente uma das melhores performances nacionais no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Amparado na contínua melhora nos indicadores de escolaridade, renda e longevidade, mais de 63% dos municípios gaúchos apresentam alto nível de desenvolvimento (Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2013), sendo que 10 cidades no Estado se encontram dentre as 100 de mais alto desenvolvimento humano no país. Conforme o Atlas de Desenvolvimento Humano, o Índice de Desenvolvimento Humano do Rio Grande do Sul é de 0,771.

Com uma das maiores expectativas de vida do pais, de 77,45 anos para ambos os sexos (DEE, 2018-2020), comparável à da Croácia e da Polônia, o Estado conta com ampla rede de estabelecimentos de saúde, sendo Porto Alegre referência nacional em serviços médicos.

mapa IDH RS 2010

Resultado da contribuição de múltiplas nacionalidades e etnias representativas de todos os continentes, que aqui se expressam e miscigenam, o Estado também apresenta riqueza cultural única, que se reflete em diversas oportunidades de cultura e lazer ao longo do seu território.

O Estado conta com 592 museus (SEDAC/RS), sendo os mais importantes a Fundação Iberê Camargo, o Instituto Ling, o Museu Júlio de Castilhos, o Farol Santander Porto Alegre, antigamente chamado de Santander Cultural, é um centro cultural brasileiro mantido pelo Banco Santander em um prédio histórico de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Museu de Armas General Osório, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte Sacra e o Museu Rio-Grandense de Ciências Naturais, na Capital; o Museu do Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Lealdade, de produtos, trajes e objetos regionais, em Caxias do Sul; o Museu Antropológico de Ijuí; o Museu Histórico de Pelotas; o Museu Oceanográfico de Rio Grande; o Museu Histórico Vítor Bersani, em Santa Maria; o Museu Barão do Santo Ângelo, em Rio Pardo; o Museu Farroupilha, em Triunfo, instalado no antigo Palácio do Governo Farroupilha; e o Museu Colonial Visconde de São Leopoldo, em São Leopoldo

Porto Alegre a capital dos gaúchos, é a sede a cada dois anos da maior mostra de artes visuais da América Latina a Bienal do Mercosul. Em vinte e quatro anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou doze edições da mostra de artes visuais, somando 795 dias de exposições física abertas ao público e 137 dias de exposições virtual, 74 exposições físicas e 1 exposição virtual, 6.061.698 visitas, 4845 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade.

CULTURA Fundação Iberê Camargo   Fotógrafo Alfonso Abraham

O Estado também conta com aproximadamente 2 mil bibliotecas, sendo as mais importantes, localizadas em Porto Alegre, Biblioteca Pública Estadual, Biblioteca do Exército, Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado, Biblioteca da Bolsa de Valores, Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Biblioteca do Colégio Anchieta.  Há ainda a biblioteca mais antiga do Estado, em Rio Grande, a Biblioteca Rio-Grandense.

CULTURA PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 22 04 15 Bibliioteca Pública de Porto Alegre  Foto Daniela Barcellos Palácio Piratini

Turismo

A Capital foi cidade-sede das Copas do Mundo de Futebol de 1950 e 2014. Para a copa de 2014, os clubes prepararam seus estádios nos padrões mundiais da FIFA para receber os visitantes do mundo todo. Ainda os dois clubes de futebol da cidade possuem titulos de campeões mundiais de futebol. São estes os clubes, Sport Club Internacional e o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense. Além do futebol há presença no estado de clubes de alto rendimento e de formação de atletas olimpicos. É uma das capitais que mais atrai turismo de negócios, também consolidou-se como ponto de parada de turnês de shows e espetáculos, além de promover festivais de teatro, literatura e artes plásticas. Porto Alegre a capital, destaca-se pela intensa vida noturna e variada opção gastronômica. Existem bairros boemios com bares, restaurantes e casas noturnas, que estão em expansão como o 4° distrito. Na revitalização da orla do guaíba foi realizado uma reforma nos armazens do porto para a criação do Cais Emcadero um lugar de lazer com opções gastronomicas e um belo pôr-do-sol.

Na arquitetura, a cidade se caracteriza por conservar um dos maiores centros históricos do país, de estilos neoclássico e eclético, aos quais se mescla o modernismo brasileiro. Sua área rural, na Zona Sul, oferece amplos parques para o turismo na natureza. Dezenas de centros de compras, grandes parques e diversas praças completam os atrativos desta metrópole no centro geográfico do Mercosul, polo do segmento de negócios e eventos.

O Rio Grande do Sul tem ainda regiões atrativas como a Serra – onde estão localizados Gramado, um dos melhores destinos de inverno no Brasil, e o Vale dos Vinhedos – e as Missões – onde as Ruínas de São Miguel da Missões contam a história da conversão dos indígenas ao Cristianismo pelos jesuítas espanhóis. Destacam-se ainda os Parques Nacionais de Itaimbezinho e Aparados da Serra, com seus roteiros ecoturísticos, e diversas festas regionais.

VINHO Vale dos Vinhedos   foto Fabiano Mazzotti prefeitura municipal

https://setur.rs.gov.br/

Conteúdos relacionados