Defesa, Segurança e Aeroespacial


Com recursos humanos qualificados e numerosa concentração de instituições militares, o Rio Grande do Sul possui um dos maiores polos tecnológicos e industriais de produtos e serviços de Defesa e Segurança do Brasil.  No Estado, está concentrado um dos maiores efetivos das Forças Armadas do país. O município de Rio Grande sedia o 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Porto Alegre, a capital do Estado, sedia o Comando Militar do Sul, que conta com cerca de 50 mil militares (25% do efetivo do Exército Brasileiro) e 75% dos meios mecanizados existentes na força terrestre. Canoas, na Região Metropolitana, sedia a ALA 3, organização militar responsável por representar a Força Aérea Brasileira (FAB) nos Estados da Região Sul.

As empresas do Estado atuam especialmente nos seguintes segmentos:

  • Desenvolvimento de sistemas e simuladores

  • Manutenção, reparação, adaptação e modernização de veículos para o setor

  • Aviônicos

  • Armamentos leves

  • Telecomunicações

  • Defesa cibernética

  • Microcontroladores

  • Aeronaves remotamente pilotadas

  • Aeronaves experimentais

Devido à forte vocação militar da Região Central e à necessidade de promover este potencial para fomentar o desenvolvimento regional, foi constituído o APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria. O arranjo reúne empresários do setor, representantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, instituições de ensino e pesquisa, poder público e entidades estratégicas. O Rio Grande do Sul ainda conta com outros dois núcleos de defesa com ações apoiadas pelo Governo do Estado: o núcleo de defesa da Serra e o núcleo de defesa da Região Metropolitana.

O Estado conta com uma ampla rede de ensino profissionalizante e instituições de ensino superior. Em assuntos relacionados à Defesa, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é referência nacional. Além de ter firmado um Memorando com o Exército Brasileiro, inaugurou o primeiro curso de graduação em Engenharia Aeroespacial do Rio Grande do Sul. O curso de Engenharia Acústica da UFSM, por sua vez, assinou protocolo de intenções com a Marinha do Brasil para possibilitar parcerias em projetos de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

Dentro da ampla rede de parques científicos e tecnológicos do Estado, o Santa Maria Tecnoparque foi reconhecido pela Associação Brasileira de Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) como um dos três parques tecnológicos do Brasil focados em Defesa e Aeroespacial. Em 2016, foi assinado Memorando de Entendimento entre o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro e o Santa Maria Tecnoparque com o objetivo de promover o intercâmbio de recursos técnicos e humanos para que as empresas associadas ao parque possam atender demandas de ciência, tecnologia e inovação do Exército Brasileiro.

Oportunidades do Setor

  • O segmento de simulação: simulação viva, virtual e construtiva

  • Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) - usos como pulverização de lavouras e segurança pública e privada, para o qual Rio Grande do Sul possui cadeia eletroeletrônica robusta e mercado potencial especial no agronegócio.

  • Veículos blindados: Centro de Instrução de Blindados nacional do Exército sediado em Santa Maria (RS), demanda por simuladores, modernização e nacionalização de peças, sistemas e componentes.

  • Sistemas, tecnologias de vídeo-monitoramento e veículos adaptados

Casos de Sucesso

AEL Sistemas - Sediada em Porto Alegre (RS), há 40 anos dedica-se a projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de avançados sistemas eletrônicos, com foco nos mercados aeroespacial, de defesa e de segurança pública. Capacitada para o fornecimento, projeto e desenvolvimento de aviônicos, optrônicos, sistemas de comunicação, sistemas espaciais, ARP (Aeronaves Remotamente Pilotadas) e simuladores, a empresa participa de projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como Gripen NG, KC-390, Guarani e SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. Através de tecnologias e conhecimentos avançados, infraestrutura moderna e treinamento sistemático, a AEL produz soluções de última geração, confiáveis e inovadoras, com a qualidade de seus produtos e serviços reconhecidos internacionalmente.

AGRALE- Sediada em Caxias do Sul, é uma empresa do segmento automotivo altamente internacionalizada. A família de viaturas Agrale Marruá foi projetada para atender as Forças Armadas e fabricadas de acordo com as rigorosas especificações. Os veículos podem ser equipados com diversos implementos, para utilização em diferentes tipos de operações e serviços, como: reconhecimento, garantia da lei e da ordem, ambulâncias, transporte de tropas e como alternativas para as Forças Policiais e de Segurança. Além de atender às demandas do Exército Brasileiro, o Marruá já foi adquirido por diversos países, além de ser usado em missões de paz da ONU.

KMW do Brasil – a empresa com mais de 177 anos de história e uma das líderes em fornecimento de sistemas de viaturas terrestres, possui sua presença regional para a América Latina sediada no Rio Grande do Sul e oferece soluções completas para operações terrestres, desde as Viaturas de Combate LEOPARD 1 e 2, Viatura Antiaérea GEPARD, Sistema de Artilharia 155mm PzH2000, viaturas sobre rodas de 5 a 38 toneladas dos modelos DINGO e BOXER, pontes militares, assim como competência na área de treinamento e simulação civil e militar, bem como em sistemas de informação e de comando e controle, que estabelecem o padrão de poder de fogo, proteção, mobilidade e carga em combate. As Forças Armadas de mais de 50 países em todo o mundo utilizam sistemas táticos da KMW. Sua planta brasileira possui sede na cidade de Santa Maria (RS), com 180.000 m² e amplo contrato de suporte logístico integrado com o Exército Brasileiro, com vigência até 2027.

PARKS – com sede no município de Cachoerinha, A Parks soluções digitais para comunicação, incluindo desenvolvimento e fabricação de equipamentos ópticos, 4G e Ethernet para acesso à internet de alta velocidade. Participa, principalmente, do segmento de fibra óptica, nos mercados de TI e Telecom, fornecendo equipamentos GPON, POL, Roteadores e Media Gateways, bem como softwares, serviços de instalação e manutenção de redes ópticas, infraestrutura, projetos de rede e revenda de componentes. Detém importante participação no mercado de equipamentos ópticos passivos e fornece seus produtos para as principais operadoras, provedores de internet, mini operadoras e para o setor corporativo.

SITMED – sediada em Flores da Cunha (RS), produz equipamentos de resgate e emergência e é pioneira no Brasil na produção de equipamentos para resgate em liga de alumínio. A empresa foi fundada em 1998 e tem como destaque em sua linha de produtos equipamentos para uso em ambulâncias, tais como: macas retráteis, cadeiras de resgate e pranchas de imobilização. Também inclui produtos de padrão internacional como a maca biarticulada e a maca pantográfica. Com toda sua experiência no segmento de resgate pré-hospitalar, a Sitmed introduziu no mercado a sua mais nova linha de produtos, utilizados para evacuação médica militar. A linha Medevac Systems foi desenvolvida para proporcionar segurança, conforto, resistência e agilidade durante operações críticas

TAURUS - A Taurus é uma Empresa Estratégica de Defesa, tradicional fabricante de armas de uso individual, sendo considerada a maior produtora mundial de revólveres e a quarta marca mais vendida nos Estados Unidos. A empresa possui um portfólio completo de produtos composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles e espingardas. Essa vasta gama de produtos e a alta capacidade de produção, aliada ao moderno parque fabril, permitem que os produtos da empresa estejam presentes em mais de 85 países distribuídos em todos os continentes, atendendo os mercados militar, policial e civil. Sua planta industrial está situada na cidade de São Leopoldo (SP).

Defii Ateliê de Software

Ruá (Apoio em Sistemas e Serviços de Identificação Ltda.)

Skydrones Tecnologia Avionica S/A

Conteúdos relacionados