Games

O Rio Grande do Sul conta hoje com 40 empresas de jogos digitais, das quais 37 são associadas à ADJogosRS, entidade que organiza o setor localmente. No contexto nacional, o Estado é o 2º polo de produção, superado apenas por São Paulo. As empresas são, via de regra, de micro e pequeno porte e estão localizadas nas regiões de Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Ao longo de 2021, a soma do faturamento das empresas associadas chegou a R$ 78,5 milhões, o que representa um crescimento de 19% em relação a 2020 e de mais de 20x se comparado a 2013, ano de fundação da associação.

O ano de 2021 foi de intensa produção para as empresas associadas: foram 276 jogos desenvolvidos ao todo, sendo 63% jogos próprios e 37% prestação de serviços para estúdios parceiros, espalhados pelos demais estados do país e por 12 países pelo mundo. Dos 45 jogos próprios lançados ao longo do ano, a maioria (69%) teve como destino a plataforma mobile. O setor ainda se destacou pelo elevado número de premiações, foram 14 no ano, e pelo robusto crescimento em termos de vagas de emprego gerada (+51%). Ao todo, já são 1.231 profissionais empregados no segmento no RS.

O Rio Grande do Sul é pioneiro na formação de mão de obra especializada, e possui uma extensão rede de universidades e faculdades que ofertam programas de em nível de graduação e pós-graduação na área:

Unisinos (São Leopoldo) - Tecnólogo em Jogos Digitais (2004)
FEEVALE (Novo Hamburgo) - Tecnólogo em Jogos Digitais (2008)
PUCRS (Porto Alegre) - Especialização em Des. de Jogos Digitais (2010)
Uniritter (Porto Alegre) - Tecnólogo em Jogos Digitais (2012)
SENAC-RS (Porto Alegre) Tecnólogo em Programação de Jogos Digitais (2016-2021)
FADERGS (Porto Alegre) - Tecnólogo em Jogos Digitais (2016)
UFN (Santa Maria) - Tecnólogo em Jogos Digitais (2017)
UCS (Caxias do Sul) - Tecnólogo em Jogos Digitais (2019)

A ADJogosRS, em parceria com o Governo do Estado, coordena um Arranjo Produtivo Local (APL) focado nos Jogos Digitais.