Madeira e Móveis


Móveis

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de móveis do país -  são aproximadamente 2.400 indústrias moveleiras e 37,4 mil empregos diretos. O Estado também é o segundo maior exportador de móveis do Brasil, tendo exportado U$ 273 milhões em 2022. Os principais destinos dos móveis gaúchos no exterior foram Estados Unidos, Uruguai, Chile, Peru e Reino Unido.

O faturamento do segmento no Rio Grande do Sul foi de R$ 11,2 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 36,5% em relação a 2020. Já a geração de empregos também foi positiva com um saldo de 2.628  novos empregos diretos em comparação ao começo do mesmo ano

Fonte: Movergs (2023)

 

Madeira

 Indústria do setor de madeira

As florestas plantadas do Rio Grande do Sul estão distribuídas em seis polos, em torno dos quais se instalaram indústrias que promovem o desenvolvimento das respectivas regiões. A cadeia produtiva de base florestal gera bens e serviços à sociedade, destacando-se por oferecer importantes contribuições nos aspectos econômico, social e ambiental.

A Serra Gaúcha é composta principalmente por plantações de pínus; as regiões Central e Sudeste do Estado, por plantações de acácia negra e eucalipto; o Litoral Médio também tem como espécie principal o pínus; a Região Norte é composta por plantações de pínus e eucalipto; Sul e Campanha, por eucalipto e acácia negra; e a Fronteira Oeste, por eucalipto e pínus.

Em 2021, foram produzidos 15 milhões de m³ de madeira em torra no Rio Grande do Sul, o que foi equivalente a R$ 1,2 bilhões em termos de valor da produção e aproximadamente 10,1% do total da produção nacional (IBGE)