Metalurgia e Bens de Capital


 Indústria metalúrgica

A indústria de Metalurgia1 presente no Rio Grande do Sul encontra-se bastante concentrada, apresentando estabelecimentos em 70 municípios gaúchos. Em 2021, existiam 259 empresas, as quais empregavam 9.931 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre concentram um terço dos estabelecimentos do segmento. Quanto a empregos, 52,4% ficam nos municípios de Sapucaia do Sul, Caxias do Sul, Charqueadas e Santo Ângelo.

Ligado à indústria metalúrgica, o setor de Máquinas e Equipamentos2, outra denominação para Bens de Capital, abrange os bens usados na produção de outros bens, mas que não são diretamente incorporados ao produto final. Indivíduos, organizações e governos usam bens de capital na produção de outros bens, mercadorias ou serviços. O setor de Bens de Capital desempenha papel fundamental na economia gaúcha, gerando reflexos diretos em diversas cadeias produtivas. Este é um setor estratégico que serve de alavanca de competitividade para os demais setores industriais.

Essa indústria encontra-se mais dispersa no território gaúcho, apresentando estabelecimentos em 211 municípios. Em 2021, existiam 2.045 estabelecimentos, os quais empregavam 69.891 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre concentram 29% dos empreendimentos, enquanto 54,9% dos empregos estão concentrados nos municípios de Caxias do Sul, Panambi, São Leopoldo, Não-Me-Toque, Santa Rosa, Canoas, Ibirubá, Horizontina, Cachoeirinha e Bento Gonçalves.

O Rio Grande do Sul é protagonista na fabricação em máquinas e implementos agrícolas. De todas as empresas atuando no Brasil, mais de 60% estão instaladas no Estado. Três delas respondem por quase metade da produção nacional de tratores de rodas e esteiras, colheitadeiras e retroescavadeiras. O RS concentra um terço da força de trabalho do país nessa indústria. Este setor é especificado na seção sobre Agronegócio.

Oportunidades do setor

 Indústria metalúrgica

Este é um setor já consolidado e bastante competitivo no Rio Grande do Sul. Dessa forma, existe espaço para firmar fortes parcerias com as empresas locais, que, além de buscarem expandir seus negócios internacionalmente, também investem em parcerias tecnológicas para desenvolverem produtos inovadores e aumentarem sua produtividade.

Segundo o CNAE, o segmento Metalurgia compreende a conversão de minérios ferrosos e não ferrosos em produtos metalúrgicos por meios térmicos, eletrometalúrgicos ou não (fornos, convertedores etc), e outras técnicas metalúrgicas de processamento para obtenção de produtos intermediários do processamento de minérios metálicos, tais como gusa, aço líquido, alumina calcinada ou não, mates metalúrgicos de cobre e níquel etc, a produção de metais em formas primárias ou semiacabados (lingotes, placas, tarugos, biletes mates, palanquilhas etc), a produção de laminados, relaminados, trefilados, retrefilados (chapas, bobinas, barras, perfis, trilhos, vergalhões, fio-máquina etc) e a produção de canos e tubos, assim como a produção de peças fundidas de metais ferrosos e não ferrosos e a produção de barras forjadas de aço (laminados longos). Disponível em http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br/metalurgia-e-maquinas-e-equipamentos.

O segmento Máquinas e Equipamentos compreende a fabricação de máquinas e equipamentos, inclusive os componentes mecânicos, partes e peças, para as atividades industriais, agrícolas, extração mineral e construção, transporte e elevação de cargas e pessoas, para ventilação, refrigeração, instalações térmicas ou outras atividades semelhantes (motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão; tratores e de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária; máquinas-ferramenta; máquinas e equipamentos de uso na extração mineral e na construção civil e máquinas e equipamentos de uso industrial específico).