Semicondutores
O mercado de semicondutores é um dos setores estratégicos para atração de investimentos no Rio Grande do Sul.
A microeletrônica é que resulta em soluções de alta tecnologia como Internet das Coisa, 5G, Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Agronegócio 4.0, Saúde 4.0. O Rio Grande do Sul possuí mercado promissor pela aplicação dos chips de semicondutores menos sofisticados, já produzidos no estado, em telefones, tablets, smartv, computadores, carros, eletrodomésticos.
O destaque do RS no setor se deve, principalmente, às formações de excelência de capital humano pelos centros de formação da PUCRS, UFSM, UFRGS, Unisinos e ao desenvolvimento de pesquisas há décadas na área de microeletrônica. Além disso, o Estado já possui importantes empresas instaladas como a HT Micron, Impinj, EnSilicia, sedidas na Tecnopuc e na Tecnosinos.
Outro ponto de oportunidade para o Rio Grande do Sul foi a criação, no passado pelo Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com sede em Porto Alegre. Ter a CEITEC atuando no Rio Grande do Sul por décadas proporcionou colocar em prática o conhecimento adquirido e aprimorá-lo a partir da experiência do mercado. A Ceitic criou mão de obra altamente qualificada e know how para o Estado na área de semicondutores, pois é conhecida por ser a única da América Latina a produzir semicondutores em larga escala.
As estratégias desenhadas pelo Rio Grande do Sul englobam capacitações, legislação, incentivos e atração de empresas e capital humano, buscando consolidar um ecossistema capaz de tornar o RS referência global na área de semicondutores.