Semicondutores


O mercado de semicondutores é um dos setores estratégicos para atração de investimentos no Rio Grande do Sul.

A microeletrônica é que resulta em soluções de alta tecnologia como Internet das Coisa, 5G, Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Agronegócio 4.0, Saúde 4.0.  O Rio Grande do Sul possuí mercado promissor pela aplicação dos chips de semicondutores menos sofisticados, já produzidos no estado, em telefones, tablets, smartv, computadores, carros, eletrodomésticos.

O destaque do RS no setor se deve, principalmente, às formações de excelência de capital humano pelos centros de formação da PUCRS, UFSM, UFRGS, Unisinos e ao desenvolvimento de pesquisas há décadas na área de microeletrônica. Além disso,  o Estado já possui importantes empresas instaladas como a HT Micron, Impinj, EnSilicia, sedidas na Tecnopuc e na Tecnosinos. 

Outro ponto de oportunidade para o Rio Grande do Sul foi a criação, no passado pelo Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com sede em Porto Alegre. Ter a CEITEC atuando no Rio Grande do Sul por décadas proporcionou colocar em prática o conhecimento adquirido e aprimorá-lo a partir da experiência do mercado. A Ceitic criou mão de obra altamente qualificada e know how para o Estado na área de semicondutores, pois é conhecida por ser a única da América Latina a produzir semicondutores em larga escala.

As estratégias desenhadas pelo Rio Grande do Sul englobam capacitações, legislação, incentivos e atração de empresas e capital humano, buscando consolidar um ecossistema capaz de tornar o RS referência global na área de semicondutores.

Altus Sistemas de Automação S.A.

Companytec Automação e Controle

Creare Sistemas

Device Corporate

Exatron Indústria Eletrônica Ltda.

Expin Automação Inteligente

Fockink Instalações Elétricas Ltda.

Full Gauge Eletro Controles Ltda.

Microcontrol Eletrônica Ltda.

Omnitec Automação Ltda.

TCS Indústria de Equipamentos de Segurança (FKS)

Conteúdos relacionados