Logística


O Rio Grande do Sul está situado em posição central estratégica em relação aos países vizinhos do Mercosul que concentra mais de 70% da população e do PIB da América do Sul em um raio de até 1500km. O Estado faz fronteira com 2 países do Mercosul, Uruguai e Argentina. Há acesso direto e facilitado aos maiores mercados consumidores da América do Sul.

Rodovias

RODOVIA parque4061CF230514

O sistema rodoviário predomina no Rio Grande do Sul: mais de 80% dos passageiros e das cargas são transportados por essa via, que atinge 17,2 mil quilômetros de extensão. O fácil acesso aos vizinhos Argentina e Uruguai é um dos principais diferenciais do Estado. Entre as principais rodovias em solo gaúcho estão a BR-101, que liga o Rio Grande do Sul a outros 11 Estados; a BR-116, que vem do Ceará, passa por 10 Estados brasileiros e chega a Jaguarão, no limite brasileiro com o Uruguai; a BR-290, que atravessa o Estado partindo do Litoral Norte em direção ao Oeste, chegando à Argentina; a BR-472, que corta o extremo oeste gaúcho e chega à Barra do Quaraí, na tríplice fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina; e a BR-285, que inicia em Santa Catarina e chega a São Borja, município gaúcho que faz fronteira com a Argentina. O Estado possui a quarta maior frota de veículos do Brasil, representando 6,9 % do total nacional (CNT, 2022)

Hidrovias e Portos

O sistema hidroportuário do Estado do Rio Grande do Sul é dividido em portos públicos, terminais arrendados e terminais privados.  São mais de 754 km de vias navegáveis com ampla capacidade de receber novos complexos industriais. Há no Estado 3 portos públicos, quais sejam, o Porto de Rio Grande, Porto de Pelotas e o Porto de Porto Alegre. 

https://www.portosrs.com.br/

Em termos proporcionais à sua área, o RS é o Estado brasileiro com a maior extensão de hidrovias navegáveis, 754 quilômetros. Os rios, lagos e lagoas com essa função estão divididos em três bacias hidrográficas: do Uruguai, do Guaíba e Litorânea. Os principais rios navegáveis estão concentrados nestas duas últimas, na região leste do Estado. A conexão com o Uruguai é uma das principais vantagens competitivas da hidrografia gaúcha. Além disso, o Estado conta com portos em diferentes regiões, sendo que os principais são os de Porto Alegre, do Rio Grande e de Pelotas. A principal rota é Porto Alegre-Rio Grande, por onde são transportados principalmente produtos petroquímicos, derivados de petróleo, farelo e óleo de soja e celulose.

 

Porto do Rio Grande

O Porto de Rio Grande é o que possui maior movimentação. No primeiro quadrimestre de 2023, de janeiro a abril, o Porto de Rio Grande teve uma movimentação de Peso (tonelada) de 12.729.820t com uma variação positiva de 7,70% 2021/2023 e de 6,03% 2022/2023. A movimentação por segmento de carga foi de 3.667.482t de carga geral, 7.746.016t de granel sólido e 1.316.322t de granel líquido. O destaque em mercadorias em embarque, desembarque e trânsito concentrou-se nas seguintes mercadorias: trigo, farelo de soja, celulose, soja em grão, arroz, fosfato, cloreto de potássio, cavacos de madeira, madeira, milho). A movimentação de conteiners (em TEUs) no Porto De Rio Grande de janeiro a abril de 2023 teve um aumento de 9,75% e totalizou 190.842 conteiners; sendo 112.987 cheios e 77.855 vazios.

 

 

As Importações do Porto de Rio Grande, no primeiro quadrimestre de 2023, totalizaram 2.614.585t e tiveram como principal origem os seguintes países Argentina, China, Canadá, Marrocos e Rússia. Já as exportações, neste mesmo período, totalizaram 7.356.011t e tiveram como principal destino os seguintes países: China, Indonésia, Vietnã, Portugal, Arábia Saudita. Conforme rankings abaixo:

O Estado do Rio Grande do Sul lançou o Projeto Port Energy Plataform que busca atrair investimentos no setor energético, em especial projetos relacionados à indústria eólica e de hidrogênio verde para o Porto de Rio Grande.

Aeroportos

AVIÃO plane pexels photosO Rio Grande do Sul conta com aeroportos em diferentes municípios. Os principais, além do Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho, estão nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas.

Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho

O Aeroporto Salgado Filho é um dos mais importantes do país, com ligações diretas para a Europa e Américas do Sul e Central. É o terceiro em número de passageiros internacionais, ficando atrás apenas do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo.

Com mais de 50 mil metros quadrados de área construída, distribuída entre dois terminais, o aeroporto pode receber, simultaneamente, até 25 aeronaves de grande porte. São 32 balcões de check-in e cinco pontes de embarque e desembarque. O aeroporto de Porto Alegre está com obras em andamento que irão aumentar a área do Terminal 2 de 37,2 mil m² para 76 mil m². Um dos diferenciais do Salgado Filho é a localização: situado na Zona Norte da Capital, o aeroporto fica a apenas 10 quilômetros do centro da cidade, com menos de 30 minutos de deslocamento.

Com investimento de R$ 135 milhões, a empresa Fraport, concessionário do aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre concluiu, no primeiro semestre de 2022, a obra de ampliação da pista de pousos e decolagens. O traçado da nova pista foi ampliado em 920 metros, totalizando 3,2 quilômetros.  O novo desenho abra caminho principalmente para o transporte de cargas, já que a pista agora comporta aviões de grande porte.

Conteúdos relacionados